objetivojabaquara

Estudantes que não conseguiram realizar as provas por motivos específicos têm direito de solicitar a reaplicação do Enem 2024.

reaplicação do Enem 2024 pode ser solicitada a partir de hoje, dia 11 de novembro, até o dia 15 de novembro, pela página do participante. O prazo inicia um dia após a aplicação regular do Enem 2024, que encerrou ontem, após a realização das provas de Ciências da Natureza.

Os exames da reaplicação do Enem 2024 serão aplicados nos dias 10 e 11 de dezembro. Para ter direito à replicação da prova, é preciso atender determinados requisitos e enviar documentos que comprovem a sua situação para o Inep.

Quem pode pedir a reaplicação das provas do Enem 2024?

O edital determina que os alunos que passaram pelas seguintes situações têm direito à reaplicação:

  • Doenças infectocontagiosas, tais como: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19
  • Problemas logísticos causadas por: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. Em relação aos problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações, conforme as ocorrências registradas.

Veja a notícia na íntegra no site do Brasil Escola