Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos domingos, 3 e 10 de novembro
O Enem 2024 registrou um total de 4.325.960 candidatos com inscrições confirmadas, ou seja, que soma os isentos e os pagantes da taxa do exame e que devem realizar as provas nos dias 3 e 10 de novembro. Dados foram confirmados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta semana.
Dos inscritos, um total de 2.750.891 participarão da prova de forma gratuita, enquanto 1.575.069 pagaram o valor de R$ 85 para se inscrever na avaliação.
Uma das novidades deste ano é o Painel Enem 2024, uma plataforma desenvolvida pela equipe do Inep para apresentar dados gerais sobre a prova. Até o momento estão disponíveis informações de quantidade de inscritos por região brasileira, perfil dos participantes (por gênero, raça e idade), além de informações como candidatos concluintes do ensino médio da rede pública de ensino.
O número de participantes que confirmaram a inscrição no Enem é quase 10% maior que a edição de 2023. A maior parte dos candidatos já concluiu o ensino médio, esse grupo soma 1,8 milhão. Estado de São Paulo é o que mais tem estudantes confirmados no exame, um total de 645.849. Minas Gerais e Bahia seguem a lista.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em dois domingos consecutivos do próximo mês, dias 3 e 10 de novembro. Serão 180 questões objetivas e uma redação na composição das provas.
Notas do Enem poderão ser utilizadas em diversos tipos de processos seletivos que oferecem vagas em cursos de graduação no ensino superior.
Veja a notícia na íntegra no site do Brasil Escola